Punção Lombar Diagnóstica

O Líquido Cefalorraquiano (LCR) ou Líquor é um fluido corporal límpido e incolor, com baixo teor de proteínas e poucas células. O líquor é produzido no plexo coroide, presente em cavidades no cérebro e na medula espinhal e atua como um amortecedor protegendo as estruturas cerebrais e medulares; fornece nutrientes essenciais para o cérebro e possui importante função na remoção dos resíduos provenientes da atividade cerebral e no equilíbrio da pressão intracraniana. Em condições normais, o LCR é produzido e reabsorvido continuamente em torno de 500 ml/dia, que pode variar de acordo com a estrutura corporal do indivíduo.

O Líquor circula ao redor das estruturas cerebrais em íntimo contato com as membranas e células nervosas, e reflete em sua composição as desordens neurológicas decorrentes de inflamações e infecções do sistema nervoso, especialmente as meningites e encefalites, mas também em situações ligadas a doenças inflamatórias auto imunes como a Síndrome Guillain Barré, Esclerose Múltipla e a processos malignos ou doenças oncológicas no Sistema Nervoso Central, como metástases de tumores de outros órgãos ou aparelhos e infiltração por doenças como leucemias e linfomas.

A análise de uma amostra de líquor é realizada a partir de sua coleta – procedimento chamado de punção lombar diagnóstica, em que uma agulha é inserida nos espaços intervertebrais lombares, em geral abaixo da terceira ou quarta vértebras e ao momento de seu extravasamento ou fluxo após a retirada da agulha o material é coletado em pequenos frascos, sendo levado para avaliação bioquímica e citológica. O procedimento é realizado sob anestesia local, com o paciente deitado – decúbito lateral ou sentado, com prévia antissepsia ou limpeza da pele no entorno e local do procedimento. Trata-se de um procedimento bastante seguro, sendo necessários, entretanto, alguns cuidados antes e após sua realização.

Antes da realização, atentar para as seguintes contra indicações:

• Sinais de Herniação cerebral;
• Aumento da pressão intracraniana (PIC);
• Trombocitopenia ou outra coagulopatia, incluindo terapia anticoagulante em andamento;
• Abscesso epidural espinhal suspeito;
• Insuficiência Cardíaca congestiva grave.

Após a punção, são necessários ou recomendados alguns cuidados, dada a dinâmica de circulação de liquor e efeitos sobre a pressão intracraniana. Seriam eles:

• Repouso nas primeiras 2 horas após a punção e evitar movimentação excessiva nas primeiras 24 horas;
• Evitar dirigir após o procedimento – recomenda-se vir com acompanhante;
• Evitar viagens prolongadas nos primeiros 7 (sete) dias após a punção;
• Ingerir líquidos em grande quantidade.

Na Clínica ONE, dispomos de toda a estrutura e conforto para realização de coleta de líquor, de forma segura, com prévio agendamento, em caráter eletivo, para o diagnóstico de algumas das afecções ou situações crônicas supra citadas – como doenças inflamatórias, metabólicas ou neoplásicas, excluindo-se os casos agudos ou emergenciais como as meningites infecciosas, as quais demandam atendimento e assistência hospitalar.

Para tanto, é necessário contato, com informação de indicação para confirmação de agendamento e envio de termo de consentimento livre e esclarecido.

Por: Dr. Marcus Vitor Oliveira  (CRM/SC 12512 | RQE 8844).