Síndrome de Hulk

Síndrome de Hulk
Síndrome de Hulk

Síndrome de Hulk

O Transtorno Explosivo Intermitente (TEI) é um transtorno mental grave, em que pessoa age por impulso, agressivamente, seguindo um padrão de comportamento estranho às demais pessoas (familiares, amigos, colegas de trabalho e até mesmo estranhos).

O que está na base do TEI é uma incapacidade enorme de controlar comportamentos agressivos e ataques de fúria, que aparecem como completamente desproporcionais à situação em que se está envolvido.

É comum que uma pessoa que sofra de TEI, quase que de imediato ao episódio sinta genuína vergonha de seu comportamento, vergonha de ter agido sem pensar, e manifeste, inclusive, profunda tristeza após cometer um ato de agressividade e/ou raiva, com comportamentos que vão do xingamento, ofensas, gestos obscenos, arremesso de objetos e agressões físicas sem lesão corporal. Nos quadros denominados como “severos”, as explosões implicam a destruição de propriedade/patrimônio e ataques físicos com lesão corporal.

Uma pessoa mentalmente saudável é capaz de saber que em uma determinada situação agir por impulso, emocionadamente, pode lhe trazer prejuízos e, por isso mesmo, opta por formas de comportamento mais adaptativas, formas que lhe permitam agir em uma situação de tensão sem ser engolido por ela ou pelo resultado ruim que se desdobre de um comportamento agressivo-impulsivo.

Além disso, o TEI é um tipo de distúrbio que demonstra associação com quadros de depressão, estresse adaptativo – quando as respostas que se possui não são suficientes ou eficientes para diminuir as pressões pelas quais a pessoa está passando – e, até mesmo psicose derivada de privação do uso de álcool e diversas outras drogas.

 

Por: Catarina Gewehr  – CRPSC 0766

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.