O que é joanete e quais as principais causas?

O que é joanete e quais as principais causas?
O que é joanete e quais as principais causas?

O que é joanete e quais as principais causas?

O pé humano possui vários músculos, ossos, ligamentos, articulações e um grande número de tendões.  Ou seja, é uma estrutura tão complexa como essa e com funções diferentes está sempre sujeita a alterações anatômicas. Uma das consequências mais comuns dessas alterações é o hálux valgo, popularmente conhecido como joanete.

Continue acompanhando esse conteúdo e saiba o que é o joanete e qual o seu tratamento.

Principais causas

O Joanete é uma saliência óssea que cresce na articulação na base do dedão do pé. Ele se forma quando o hálux (“dedão”) aponta em direção ao segundo dedo forçando a articulação a ficar maior e projetada para fora.

A pressão exercida sobre os dedos pelos sapatos, principalmente os de ponta fina, é uma das causas do surgimento do joanete, embora se saiba que a herança genética seja a causa mais importante. É mais comum em mulheres acometendo mais a população acima de 40 anos.

Confira mais algumas causas principais:

  • Uso de sapatos menores ou apertados;
  • Artrite;
  • Problemas congênitos do pé;
  • Hereditariedade.

Sintomas

Entre os principais sintomas do Joanete estão:

  • Dores nas juntas agravadas pela pressão dos sapatos;
  • Um calo na região interna do dedão do pé;
  • Inchaço, vermelhidão, dor em torno do dedão;
  • Dor persistente ou intermitente;
  • Dedão do pé virado em direção aos outros dedos.

Joanete tem tratamento?

O joanete tem tratamento. Caso ele seja diagnosticado logo no início, é possível prevenir a sua evolução através da troca de sapatos, ou seja, evitar o uso de sapatos finos, muito apertados e no caso das mulheres, evitar também os saltos altos. Entretanto, se já estiver em um estágio avançado e causar muita dor, o tratamento pode ser cirúrgico. É importante saber que a cirurgia só deve ser realizada caso o joanete provoque muita dor, pois, a operação para fins estéticos nem sempre é o ideal.

Apesar de na maioria dos casos o joanete não causar problemas mais graves, ele é permanente, resultando em diversas outras consequências diretas e indiretas à mecânica do pé.

É importante que assim que surgir os primeiros sintomas um médico seja consultado para que o problema não se agrave. O especialista para tratar o joanete é o Ortopedista de Pés e Tornozelos.

Entre em contato com a gente e agende a sua consulta.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Abrir bate-papo
Olá! Podemos ajudá-lo(a)?