CRM/SC 13.193 / RQE 8873 / 9674
Gastroenterologia
Gastroenterologia
Gastroenterologia
A gastroenterologia é a especialidade da Medicina encarregada de cuidar dos órgãos do aparelho digestivo do corpo humano. Além de observar a estrutura e a função, o especialista analisa possíveis condições que podem acometê-lo. São examinadas pelo gastroenterologista áreas como esôfago, estômago, duodeno, intestino delgado e grosso, pâncreas, fígado e vesícula biliar.
Qual a formação do gastroenterologista?
Além da formação em medicina, para se tornar gastroenterologista é necessário dois anos obrigatórios de residência. Além disso, é preciso também cursar anos adicionais em Endoscopia Digestiva e Hepatologia. Isso significa que o profissional também possui habilidades e competências para a realização de exames.
Quais problemas o gastroenterologista pode tratar?
A gastroenterologia serve para diagnosticar e realizar o tratamento de condições relacionadas à digestão, absorção de nutrientes e excreção do corpo humano.
Os médicos gastroenterologistas são responsáveis por tratar de condições diversas, das mais simples até as mais graves, que podem ir das diarreias recorrentes até câncer.
Algumas das doenças mais frequentemente tratadas por essa especialidade médica são a cirrose, a hepatite, a gastrite, o refluxo, a úlcera, as pedras na vesícula e a pancreatite.
Para tratar de condições como a intolerância à lactose, hemorroidas e a síndrome do intestino irritável, o médico gastroenterologista pode contar com o apoio de outras especialidades, como os nutricionistas, os clínicos e os alergologistas. Quando o assunto são as doenças que afligem o fígado, o gastroenterologista também pode trabalhar em conjunto com a hepatologia, especialidade médica que cuida somente de condições que acontecem nesse órgão.
Quando procurar o gastroenterologista?
Deve-se procurar um médico especializado em gastroenterologia sob a recomendação de um clínico geral, que avalia o paciente e recomenda tratamentos complementares. Esses tratamentos e medicamentos devem ser receitados pelo médico gastroenterologista.
Um paciente também deve realizar o agendamento do atendimento com um médico gastroenterologista quando tiver sintomas frequentes como náuseas, vômitos, diarreias e cólicas. Dores e inchaços abdominais, dor de estômago, constipação intestinal e desconforto constante na região abdominal também podem ser sinais de alerta.
Principais tratamentos
- Azia ou queimação no estômago
- Refluxo
- Vômitos
Principais tratamentos
- Alteração na digestão
- Dor abdominal
- Diarreia
Principais tratamentos
- Úlceras
- Gastrite
- Inchaço ou distensão abdominal